Renato Lopes

Hoje é 8 de maio de 2024. Santa Maria, RS / Itajaí, SC
 
renato-lopes livros viagens dicas historias-dos-amigos fotos noticias links contato

Livros


Tamanho da fonte A+ A-
De Motocicleta pelas Carretas da América do Sul

De Motocicleta pelas Carretas da América do Sul

O livro, "De Motocicleta – pelas carreteras da América do Sul – Os 13 países em 63 dias" nas suas 344 páginas, conta os momentos vivenciados por dois motociclistas de Santa Maria – RS, sobre uma viagem que teve início percorrendo o Brasil do Chuí – RS ao Oiapoque – AP, para depois entrar na Guiana Francesa, Suriname, Guiana e seguir pelas carreteras da América do Sul até atingir todos os países.
Foram mais de 23.000 km e 63 dias onde o autor foi conquistando novos amigos e revendo outros tantos, buscando experiências e aprendizado, em contatos e conversas com pessoas desconhecidas, de culturas diferentes, formando suas impressões sobre tudo, o povo, a cultura, a culinária, as cidades, os povoados, a terra, a produção dos países, a geografia e muitas fotos. A experiência do autor de 28 horas embarcado, percorrendo os rios Tocantins, Pará e outros afluentes, por mais de 400 km foi marcante pela diversidade de culturas e costumes.
O livro conta com um capítulo sobre planejamento de viagem atualizado e que pode ser utilizado para consultas antes de se empreender novas viagens e aventuras, além de varias "dicas" para superar dificuldades no curso da viagem.
A inclusão de um CD com mais de 600 registros fotográficos, dos 13 países, foi mantido em razão da aceitação geral dos leitores do primeiro livro "Motociclistas nas Rutas do Cone Sul", além das fotos impressas com ótima qualidade, em papel couche de 115g/m².

Do Prefácio por Ligia Simonian.
"Também, a leitura revelou que a expedição – como o autor identifica a sua viagem por esse continente – foi plena de emoções sentidas a cada encontro, realidades vistas como maravilhosas ou deploráveis, despedidas efusivas ou mesmo impasses. Ainda, a obra poderá se consolidar como fonte para outras tantas viagens e mesmo para pesquisas ou outras produções culturais, tal a riqueza do material apresentado. E posso dizer com certeza que não vai ser muito diferente a percepção dos demais leitores.
As desilusões ante o autoritarismo dos soldados palacianos de Caracas, as tentativas de auferir vantagem por funcionários de aduanas e a La violéncia persistente há décadas na Colômbia e contemporaneamente dominada pelas FARC, as sequelas do terremoto no Peru, em especial o semblante triste dos moradores de San Clemente e de Pisco etc., não demoveram Renato e Edson de seus objetivos. Assim, eles puderam também se encantar com Cartagena de Índias, Barranquilla, Medellín, Cuenca, com La avenida de los vulcones, Cham Cham, participar da 1ª. Etapa del Rally de Montaña, Ica, Huayuri, Nazca, a costa do Oceano Pacífico próxima à Camana, a Reserva Nacional Salinas y Aguada Blanca, Puno, lago Titicaca, Oruro, deserto de Atacama, Arica, Geysers del Tatio, Jujuy, Chaco, Asunción…"

Do Autor.
"Meu relato apenas tenta refletir a preocupação em compartilhar com o leitor meus momentos de felicidade, alegrias, angustias, temores, dúvidas e conflitos pilotando no exílio do cockpit. Se com isso eu conseguir inspirar alguém a levantar-se da frente da televisão ou de um computador e montar em uma motoca para fazer algo diferente, quem sabe escapar do cotidiano, fazer um passeio, uma viagem, ou mesmo se jogar no fascínio de uma aventura, eu estarei sentindo-me extasiado de felicidade por transferir o que sei e aprender o que escrevo."

Adquira o seu exemplar contatando com o autor pelo e-mail: renatolopesmotoviagem@gmail.com.
O livro será postado com previsão de entrega de 5 a 7 dias pelo Correio.
Valor R$ 58,00 já com a remessa inclusa.

Adquira um exemplar

O que dizem sobre o livro

Rômulo Provetti

Cidade: Belo Horizonte/MG - www.viagemdemoto.com - 02/09/2013

Olá Renato, tudo bem?

Terminei de ler seu livro. Gostei muito. Alguns trechos eu conhecia e me fez lembrar com nitidez alguns momentos que passei na estrada, outros não conhecia, mas me fez sentir como se tivesse passado por lá pessoalmente. Havia acabado de ler um livro que fala das Guianas (Papilon). Foi muito legal saber que algumas partes do que é citado naquele livro ainda estão por lá.

Resumindo, me fez ter mais vontade ainda de percorrer algumas estradas que não conheço e seu livro será como um guia para uma futura viagem.

Grande abraço e parabéns pela obra.

Rômulo Provetti

Eduardo Abelha

Cidade: Governador Valadares - MG - 15/08/2012

Grande Renato, boa tarde!
Acabo de receber seu livro, aliás MEU livro...hehehehe
A primeira vista, belo visual e teor anunciado, terá tudo pra ser meu livro de cabeceira.
Agora dá licença que tenho muito que ler, depois falamos sobre ele.

Abraço,
Eduardo Abelha

Leandro Melzi

Cidade: São José do Rio Preto - SP - 08/08/2012

Olá Renato!

Como combinado, estou te escrevendo pra comentar sobre o livro. Espero que esteja tudo bem com você na sua “motocada” e que você esteja se divertindo. Eu com certeza me diverti bastante com a leitura do livro. Divertir talvez não resuma bem a experiência. Além do entretenimento pude aprender muito com as dicas, as decisões tomadas e mesmo com os imprevistos pelos quais vocês passaram. Gostei muito das descrições dos lugares, dos povos e das experiências vividas, bem ao meu gosto pois também entendo que a principal vantagem de viajar de moto é poder interagir com as pessoas de forma mais direta e espontânea.

Fiquei muito impressionado com a sua capacidade de lembrar e descrever os eventos que viveram; esta riqueza de detalhes com certeza tornou a leitura muito agradável. Gostaria de destacar também o estilo muito leve: mesmo com o tempo escasso não resistia e lia em todos os intervalos de que dispunha, o que me distanciava do meu mundo e me transportava pelas rotas da Expedición. Tenho que destacar também a coragem de abordar os momentos de dúvida e aflição pelos quais você passou.. Estes momentos são comuns a todos que tem juízo e amor à vida e à família mas infelizmente não são todas as pessoas que admitem passar por isso, talvez por insegurança e medo de não parecem destemidos o bastante. Parabéns pela postura honesta e cativante. Outro ponto de identificação é o amor ao filho. Parece curioso mas tive viagens em que não conseguia falar com a esposa todos os dias mas com o filho não falhava nunca!

Por favor entenda que, como leigo, não me sinto qualificado pra opinar mas gostaria de acrescentar que gostei muito da apresentação gráfica do livro, desde o cuidado com as bordas, a qualidade do papel e da diagramação, bem como o destaque para as informações em cinza.

Então é isso: parabéns pela obra e muito obrigado por compartilhar conosco suas impressões e experiências. Pretendo passar por Santa Maria no retorno da minha próxima viagem no dia 14 ou 15 de setembro e se for possível pra mim e não for incômodo pra você vou passar para um rápido abraço e cumprimentar você pessoalmente.

Desculpe o tamanho do e-mail mas é que realmente gostei muito do livro e precisava agradecer e comentar com você. Saiba que o livro está na estante ao lado de grandes companheiros, que me inspiraram a começar a viajar e principalmente a continuar vendo o mundo sob duas rodas. Saiba também que o livro não ficará muito tempo no repouso da prateleira pois pretendo usar o livro como manual e fonte de consulta para as próximas empreitadas.

Forte abraço e que Deus continue a abençoar a todos nós.

Leandro Melzi.

Envie uma mensagem

 
voltar

Renato Lopes Motoviagem & Aventura

Desde 2008 © Todos os Direitos Reservados Site Criado pela Wsete Design