Renato Lopes

Hoje é 25 de abril de 2024. Santa Maria, RS / Itajaí, SC
 
renato-lopes livros viagens dicas historias-dos-amigos fotos noticias links contato

Dicas


Tamanho da fonte A+ A-
Pilotagem defensiva e segura!

Pilotagem defensiva e segura!

É muito frequente quando estamos na estrada ou mesmo no trânsito urbano, enfrentarmos situações de risco, via de regra, provocada por outros condutores de veículos que realizam ultrapassagens forçadas, nos obrigando a fazer manobras arriscadas, e por vezes, nos forçando a irmos para acostamentos, nem sempre em boas condições.

Como todo motociclista que pretende chegar ao final da sua viagem, devemos estar sempre ligado e atento na pilotagem da motocicleta. Observando qualquer conduta agressiva de outro condutor de veículo, podemos agir defensivamente para sairmos ilesos dessas situações. E nesse sentido escrevi no meu primeiro livro "Motociclistas nas Rutas do Cone Sul", 2006, sobre esse tema. Agora estreando esse espaço para "dicas" no meu novo web site, reproduzo aqui o que tentei passar aos motociclistas iniciantes ou que estejam retomando a arte de pilotagem, tão somente com objetivo de relembrar algumas posturas na condução segura da sua motocicleta.

Estar sempre alerta, verificando o movimento do trânsito, para prevenir-se com os outros condutores de veículos, pedestres, animais na pista, irregularidade na pista e todo tipo de riscos potenciais. É o que chamamos de pilotagem preventiva ou defensiva, com segurança para evitar acidentes, apesar das ações incorretas e imprudentes dos outros, das condições adversas do clima, da estrada, ou mesmo quando suas próprias condições físicas não são as melhores.
Procure sempre manter os olhos em movimento, atentos, capazes de identificar perigos potenciais, possibilitando prever o que pode acontecer, a fim de ter condições de decidir sobre o que fazer com menor risco e executar sua decisão através de manobras com determinação e prudência, mas com muita rapidez.

Alguns estudiosos denominam essa capacidade de identificar perigo de visão periférica, ou seja, é a capacidade de enxergar objetos fora do campo central de visão, sem que seja necessário olhar para eles. É bom lembrar que, à medida que aumentamos a velocidade, o campo de visão diminui. Por exemplo: se estivermos parados, nossa visão periférica chega a 180º, a 50 km/h é de 90º e a 100 diminui para 40º o campo de visão. Por fim, é muito útil manter o hábito de mover os olhos com frequência, exatamente para manter alerta nossa visão periférica.

Vale lembrar que a capacidade de concentração e decisão são fundamentais para uma pilotagem segura. E que sua capacidade pode, sim, ser aperfeiçoada a cada nova viagem. E sempre que você se deparar com uma situação como essa, decida com firmeza e velocidade.

Sem dúvida, o importante é estarmos atentos. A motocicleta, por certo, exige muito mais concentração do piloto do que quando estamos dirigindo um carro. E as razões são óbvias, nossas roupas de proteção, habilidade e concentração compõem o único escudo de proteção do motociclista. Cuide-se! replique montre suisse

Renato Lopes Motoviagem & Aventura

Desde 2008 © Todos os Direitos Reservados Site Criado pela Wsete Design